quarta-feira, 20 de junho de 2007

Ferramentas de Aprendizagem

Este é o relato do autor Antonio Carlos Gil, em sua obra, Metologia do ensino superior, e reflete a realidade, com toda a sua complexidade. Nós professores, temos o desafio de buscar ferramentas que facilite a apropriação do conhecimento pelo aluno e desenvolver além dos métodos usuais, novas maneiras de transmitir o conhecimentos, prendendo a atenção e estimulando a participação, respeitando as diferenças individuais.
O conceito de aprendizagem é um dos mais importantes no domínio da Psicologia. Refere-se `as modificações nas capacidades ou disposição do homem que não podem ser atribuídas simplesmente à maturação. Assim pode se dizer que ocorre a aprendizagem quando uma pessoa manifesta aumento da capacidade para determinados desempenhos em decorrência de experiências por que passou. Em termos educacionais, a aprendizagem é mais específico, significa a aquisição de conhecimentos ou ao desenvolvimento de habilidades e atitudes em decorrências de experiências educativas, tais como aulas, leituras pesquisas etc.
As pessoas apresentam diferenças significativas em relação à aprendizagem. É fácil verificar que, após ser dado determinado problema de Matemática em sala de aula, alguns tendem a concluí-lo mais rapidamente que outros. outros lembram facilmente a matéria dada na aula anterior. Há várias razões que determinam essas diferenças entre as pessoas. Herança genética responde por uma delas. Mas também devem ser considerados outros fatores como: tipo de educação recebida, background cultural, condições de vida etc.

Nenhum comentário: